Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Pesquisadores prometem tratamento eficaz para insônia sem medicamentos

A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade em adormecer ou manter o sono.

PUBLICIDADE

Por taniager
Atualização:

Quando as pessoas saudáveis adormecem, o metabolismo do córtex frontal cerebral diminui promovendo um sono restaurador. Por outro lado, a insônia está associada com o aumento do metabolismo nesta mesma região do cérebro. Uma maneira de reduzir a atividade metabólica cerebral é usar a transferência térmica cerebral frontal para resfriar o cérebro, um processo conhecido como "hipotermia cerebral".

PUBLICIDADE

No estudo, os pesquisadores testaram os efeitos produzidos por toucas plásticas macias colocadas na cabeça de pessoas afetadas pela insônia primária e saudáveis - grupo de controle. As toucas continham tubos por onde circulava a água. A eficácia de diferentes intensidades de transferência térmica foi investigada através da associação de várias condições: nenhuma touca de resfriamento e touca de resfriamento com intensidades variadas: neutra, moderada ou máxima. Os participantes vestiram as toucas durante toda a noite.

Os resultados demonstraram efeitos positivos. As pessoas com insônia primária, que usaram toucas com intensidade máxima de resfriamento, adormeceram em 13 minutos e dormiram durante 89 % do tempo em que permaneceram na cama. Isto quer dizer que estes índices foram muito próximos aos das pessoas saudáveis do grupo de controle - 16 minutos e 89%.

Segundo o autor principal do estudo, Eric Nofzinger, a descoberta mais significativa é a de que houve um impacto benéfico por meio de um mecanismo seguro e não farmacêutico que poderia ser utilizado largamente em casa pelos sofredores deste distúrbio.

"A existência de um efeito de resposta em dose linear do tratamento implica um impacto direto benéfico sobre a neurobiologia da insônia. Nós acreditamos que isto tenha implicações de grande alcance na abordagem de como a insônia pode ser gerenciada no futuro."

Publicidade

Veja também: - Metirapona ajusta relógio biológico de ratos que sofrem de "jet lag" - Culpa das citocinas: pesquisa associa sistema imunológico e insônia - Manter as rotinas diárias melhora a qualidade do sono em idosos- Sono feminino: dormir entre cinco e sete horas pode prolongar a vida - Dormir após processar informações aumenta capacidade de execução

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.