Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Prêmio FCW Ciência e Cultura 2010 anuncia vencedores

Fundação Conrado Wessel divulga os nomes escolhidos em três categorias após análise das indicações feitas por mais de 150 instituições.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

- Ciência: Jairton Dupont (Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

PUBLICIDADE

- Medicina: Dra. Angelita Habr-Gama (professora titular de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP)

- Cultura: Nelson Pereira dos Santos (diretor de cinema)

Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 300 mil, incluindo encargos fiscais. Os júris das categorias são compostos por especialistas, indicados pelas entidades parceiras da FCW: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Academia Brasileira de Letras (ABL), e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Sobre o Prêmio FCW

Publicidade

Promovido anualmente, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram premiados Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora. Em Cultura a homenagem já foi concedida a Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft e Ferreira Gullar.

Em Ciência as premiações já foram dadas a Jérson Lima da Silva, João Fernandes Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab'Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.

Fotógrafo Conrado Wessel

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio dos Prêmios FCW de Arte, Ciência e Cultura.

A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, uma outra entidade é selecionada todos os anos para que possa ser beneficiada financeiramente.

Publicidade

Photographer Wessel

Award

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.