Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Fundação Conrado Wessel anuncia vencedores; premiação acontece em junho

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou nesta segunda-feira os vencedores da oitava edição do Prêmio FCW Ciência e Cultura, um dos maiores do gênero no Brasil. Após a análise das indicações feitas por mais de 150 instituições de todo o País, incluindo universidades federais, USP, Unesp eUnicamp, além de outros centros de ensino e pesquisa, os nomes escolhidos pelas Comissões Julgadoras das quatro categorias da premiação, foram:

- Ciência Geral: Prof. Dr. Jérson Lima da Silva (Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)

- Ciência Aplicada: Prof. Dr. João Fernando Gomes de Oliveira (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT)

- Medicina: Dr. Ricardo Pasquini (Universidade Federal do Paraná - UFPR)

PUBLICIDADE

- Cultura: Antônio Nóbrega (artista e músico)

Publicidade

Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 200 mil, incluindo encargos fiscais. A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de junho, na Sala São Paulo, na capital paulista.

Os júris das quatro categorias são compostos por especialistas, indicados pelas parceiras da FCW: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Academia Brasileira de Letras (ABL), e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Prêmio FCW

Promovido anualmente, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram premiados Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora. Em Ciência as premiações já foram feitas a Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab'Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas. Por fim, a premiação em Cultura já foi destinada a Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft, Ferreira Gullar e Ariano Suassuna.

Sobre a FCW

Publicidade

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio do Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura.

PUBLICIDADE

A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso,outras entidades de atendimento à criança carente, sob indicação do Ministério Público, são beneficiadas todos os anos.

Notícias relacionadas: - Fundação Conrado Wessel recebe indicações para Prêmio FCW - Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista estão abertas - Competição no Reino Unido elege melhores representações do coração - Foto de formiga com peso cem vezes maior que o seu ganha prêmio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.