PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Problemas em prematuros podem persistir até a fase adulta

Psicóloga Anne-Li percebeu que problemas de concentração, por exemplo, persistem ao longo da fase escolar em crianças que nasceram prematuras.

Por root
Atualização:

A psicóloga Anne-Li Hallin trabalhou com mais de 100 jovens de 18 anos que nasceram na década de 1980. Metade nasceu antes da 29ª semana de gestação e metade nasceu no período normal. Trabalhando em cima das análises de Karin Stjernqvist, que havia coletado informações sobre crianças de dez anos que nasceram prematuras, Anne-Li percebeu que problemas de concentração, por exemplo, persistem ao longo da fase escolar.

PUBLICIDADE

"Bebês prematuros têm, frequentemente, menos contato social, mas eles estão satisfeitos com sua vida social, o que é realmente a coisa mais importante", diz Anne-Li. Entretanto, há indícios de que indivíduos que nasceram prematuros tenham dificuldade de se relacionar com outras pessoas - algo que poderia colocá-los em um risco maior para doenças mentais.

"Hoje o desenvolvimento motor e neurológico das crianças é muito estudado, enquanto menos atenção é dada para o desenvolvimento emocional e a ansiedade gasta nos primeiros meses no hospital após o nascimento, tanto para a criança quanto para os pais", ressalta a pesquisadora.

Veja também:

- Estudo mostra que recém-nascidos aprendem enquanto estão dormindo - Sangue do cordão umbilical com pH baixo pode indicar lesão cerebral - Prematuros em UTI podem se tornar adultos sensíveis à dor - Fetos do sexo masculino respondem de forma diferente ao estresse

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.