PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Som dá dica para saber a qual idioma palavra pertence

Como pessoas que falam mais de um idioma conseguem não misturar o vocabulário? Por décadas pesquisadores se questionam a esse respeito.

Por root
Atualização:

Agora, pesquisadores da Universidade de Kansas estão defendendo que as teorias já apresentadas ignoraram uma explicação clara e simples: "As características inerentes às palavras - como o som - fornecem informações suficientes para distinguir a que idioma pertence uma palavra", afirma Mike Vitevitch, responsável pelo trabalho.

PUBLICIDADE

Em uma análise anterior o pesquisador mostrou que poucas palavras soam semelhante em inglês e espanhol, por exemplo. A maioria das teorias de como pessoas bilíngues encontram uma palavra na memória assume que cada palavra é "marcada" com informações sobre qual idioma pertence. Mas Vitevitch discorda: para ele, a diferença entre as palavras torna desnecessário o trabalho mental para adicionar um "rótulo" em cada termo para identifica-lo como um idioma ou outro.

Veja também:

- Memorização de fotos é melhor quando há pessoas na imagem- Quem lhe conhece melhor? Estudo demonstra que NÃO é você- Cientistas identificam curioso mecanismo da memória de longo prazo- Psicologia: dificuldades de aprendizagem na infância- Estudo prova que pessoas cegas podem "ver" com o ouvido

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.