PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Sorria: nova técnica com células-tronco promete terceira dentição

Células-tronco do próprio corpo podem induzir regeneração do dente com a ajuda de estruturas de apoio e uma pitada de fator de crescimento.

Por root
Atualização:

Atire a primeira escova quem nunca sonhou com uma terceira dentição. Embora atualmente o implante dentário seja uma boa opção para muitas pessoas, o método é caro e o paciente corre o risco de rejeitar o material. Mas, agora, uma técnica desenvolvida pela Columbia University Medical Center, nos EUA, promete tapar o buraco, literalmente.

PUBLICIDADE

A receita? Orquestre as células-tronco corretamente e coloque uma pitada de fator de crescimento. Sorria, você está no futuro.

Um estudo em modelos animais mostra que é possível criar um local propício para que células-tronco se diferenciem e formem um dente anatomicamente correto nove semanas após o implante de uma estrutura de apoio na própria boca. O método dispensa o tratamento de células estaminais colhidas ou criação de um ambiente externo, como placas de Petri, para "cultivar o dente".

Além de ser mais natural do que o implante, o tempo de recuperação do paciente pode ser bem mais curto. Implantes dentários podem demorar até 18 meses e não conseguem recuperar o osso da maxila, que sofre mudanças significativas ao longo da vida.

Veja também:

Publicidade

- Córnea artificial de plástico pode se tornar realidade em breve - Células-tronco do útero regeneram células cerebrais danificadas - Olho biônico deixa a ficção para se tornar realidade em breve - Gel recupera cartilagem com ajuda de células-tronco do organismo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.