Estudo com centenários mostra que perspectiva feliz prolonga a vida

Esqueça um pouco a genética: uma vida confortável, peso saudável e perspectiva feliz são fatores importantes para chegar aos 100 anos.

04 Maio 2010 | 14h46

Francis Ward, 100, e Ruth Richards, 104, participaram do estudo que envolvem 188 australianos. Crédito: UNSW.

Esqueça um pouco a genética. Uma vida confortável, um peso saudável e uma perspectiva feliz são fatores importantes para prolongar a vida. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália.

Um estudo com pessoas centenárias mostra que o estilo de vida exerce um importante papel na vida. Manter rotinas diárias para permanecer ativo física e mentalmente e estar aberto a mudanças no percurso são características típicas de quem vive há mais de um século.

O estudo envolveu 188 australianos que tinham mais de cem anos. “Cerca de 20 a 30% da tendência a viver mais de cem anos está nos genes”, aponta Robyn Richmond, envolvido no trabalho. “Mas isso deixa 70 a 80% para os fatores ambientais”.  Significa dizer que a sua personalidade pode controlar o relógio biológico de alguma maneira. Portanto, sorria.