Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Bizarras e engraçadinhas: as dez espécies mais interessantes de 2009

Lista elaborada por equipe internacional têm peixe psicodélico, esponja carnívoras, lesmas do mar que comem insetos e peixe elétrico.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Uma equipe internacional formada por cientistas responsáveis pela exploração e classificação de novas espécies divulgou a lista com os "dez mais" de 2009: as descobertas que mais causaram "frenesi" no ano passado. Entre elas, uma plantinha carismática (e carnívora) brasileira do tamanho de uma bola de futebol americano.

PUBLICIDADE

Na lista estão peixinhos com presas, esponjas carnívoras, vermes - que, quando ameaçados, soltam "bombas" verdes luminosas -, um inhame da ilha de Madagascar, lesmas do mar que comem insetos, um peixe-sapo totalmente psicodélico, pequenos cogumelos em formato bastante sugestivo, um peixe elétrico nada convencional e uma aranha dourada capaz de tecer as maiores teias já vistas.

O International Institute for Species Exploration (Instituto Internacional para Exploração de Espécies), da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, já está preparando a lista com os melhores "achados" de 2010.

Veja a lista (em inglês) das espécies mais glamourosas de 2009 no site do International Institute for Species Exploration.

Veja também:

Publicidade

- Pesquisadores mostram que ratos também têm expressão facial de dor - Tudo pela fama? Chipanzés imitam indivíduos mais populares do grupo - Minha casa, sua casa: "invasores" podem coexistir com nativos em paz

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.