Trepadeira está contribuindo para excesso de poluição por ozônio

Quem diria: o verde pode, muitas vezes, ser prejudicial à saúde. Trepadeira invasora é um dos principais contribuintes no aumento da poluição.

root

17 Maio 2010 | 21h14

A Pueraria lobata, popularmente chamada de kudzu, está se tornando uma verdadeira praga em algumas regiões dos EUA.

A Pueraria lobata, popularmente chamada de kudzu, está se tornando uma verdadeira praga em algumas regiões dos EUA.

Quem diria: o verde pode, muitas vezes, ser prejudicial à saúde. De acordo com um estudo publicado pelo Proceedings of The National Academy of Sciences, uma trepadeira invasora que está se espalhando pelo sudoeste dos EUA é um dos principais contribuintes no aumento da poluição de ozônio de superfície.

O kudzu, uma videira nativa do Japão e sudeste da China, produz isopreno e óxido nítrico que, quando combinados com o nitrogênio do ar, formam o ozônio – poluente do ar que causa muitos problemas à saúde, além de dificultar o crescimento de algumas vegetações.  Introduzida nos EUA no século 19, cresce rapidamente, superando em três vezes a taxa de outras árvores e vegetações.

De acordo com os pesquisadores, a reação química causada pelo kudzu leva a um aumento de cerca de 50% da insalubridade ocasionada pelo excesso de ozônio, sendo uma porcentagem maior do que a redução proveniente de medidas com automóveis. para controlar a poluição.

O trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade da Virgínia, Harvard e Columbia, baseado em regiões da Geórgia, nos EUA.

Ozônio, essencial aos poucos

O ozônio irrita olhos, nariz, garganta e pulmões. Pode causar asma e câncer de pulmão. Embora essencial na Terra, na atmosfera superior – onde protege contra o excesso de radiação ultravioleta -, torna-se perigoso ao estar presente na superfície do planeta. Geralmente, a concentração de ozônio aumenta no verão, em decorrência das reações químicas das plantas.

Veja também:

Níveis “toleráveis” de poluentes no ar podem causar partos prematuros
Aquecimento global afetava povoados antes da Revolução Industrial
Aquecimento pode impossibilitar vida em algumas regiões da Terra
Micróbios do solo contribuem pouco para o aquecimento global
Pesquisadores afirmam que Terra caminha para 6ª extinção em massa