Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Depressão pode ter relação com ambientes muito limpos

Sistema imunológico de pessoas que vivem em ambientes muito limpos podem contribuir para a depressão, ao disparar reações inflamatórias.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Em um artigo de revisão publicado na Archives of General Psychiatry, pesquisadores mostram evidências de que rupturas em "relacionamentos" antigos com microorganismos do solo, alimentos e do intestino, podem contribuir para a depressão. O mundo moderno teria se tornado tão limpo, que os indivíduos são privados das bactérias que nosso sistema imunológico precisa para controlar inflamações, por exemplo.

PUBLICIDADE

"Nós já sabíamos há muito tempo que as pessoas com depressão, mesmo aquelas que não estão doentes, têm níveis mais elevados de inflamação", explica o neurocientista Charles Emory Raison, responsável pelo trabalho. "Desde os tempos antigos, microorganismos benéficos, por vezes referidos como 'velhos amigos', ensinaram o sistema imunitário a tolerar outros microorganismos inofensivos e, no processo, reduzir as respostas inflamatórias que têm sido associadas ao desenvolvimento da maioria das doenças modernas, do câncer à depressão".

Experimentos agora estão sendo conduzidos para testar a eficácia dos tratamentos que utilizam as propriedades destes "velhos amigos" para melhorar a tolerância emocional também. Se isso for confirmado, a reexposição a microorganismos inofensivos pode ser uma boa ideia.

Leia também:

- Método elimina biópsia para detectar bactérias intramucosas- Perigo à vista: higiene extrema pode comprometer sistema imunológico- Bactérias específicas ajudam crianças na digestão do leite- Bactéria salmonela pode ajudar na luta contra o câncer- Bactérias ficam na posição vertical para "caminhar" em superfície- Pesquisa muda forma como vemos a evolução da vida na Terra

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.