PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arquivos da pré-história

Espere um pouco aí...

Por Luiz e Celina
Atualização:

Antes de começar a ler este post, abra uma nova janela na sua tela e faça uma pesquisa de imagens na internet. Divirta-se com elas por alguns minutos e depois volte aqui para continuarmos essa conversa. Digite assim na barra da pesquisa: "tiranossauro rex com penas" ou, em inglês, feathered T. rex.

Pois é, emplumaram até o maior dos tiranos. Você viu que, de um pesado casacão preto até penas espalhadas por um ponto e outro do corpo, muita gente anda ilustrando o nosso velho conhecido com penas. Mas por quê?

PUBLICIDADE

No entanto, para animais como T. rex, com imenso volume corporal, a manutenção da temperatura acontecia simplesmente porque o animal era grande demais (12,3 metros e até 14 toneladas). Calor acumulado durante o dia, não era perdido totalmente durante uma noite de descanso. Sem evidências diretas de penas associadas aos seus fósseis, pairava a desconfiança se o gigante era mesmo emplumado. E as penas caíram. O paleontólogo australiano Phill Bell e outros colegas trataram desse assunto. Estudaram fósseis das impressões da pele de um exemplar de T. rex, Wyrex, coletado em 2002 no estado de Montana, Estados Unidos. Os moldes mostraram aos paleontólogos apenas marcas de escamas. De penas, nenhum sinal.

Também estudaram marcas fossilizadas da pele de outros grandes dinossauros como Daspletosaurus, Tarbosaurus, Albertosaurus e Gorgosaurus, e concluíram que, também nesses grandes tiranossauróides, não havia penas, pelo menos nas partes do corpo onde a pele havia deixado sua impressão nas rochas.

 Foto: Estadão

Moldes da pele do T. rex "Wyrex". (a) Cauda; (b-c) pescoço; (d-e) cintura; f-h, vértebras caudais. Linhas verdes representam marcas de veias.

Publicidade

Leia mais: http://rsbl.royalsocietypublishing.org/content/13/6/20170092

Não é impossível que os T. rex fossem emplumados enquanto filhotes - o que os ajudava na retenção do calor -, abandonando as plumas na vida adulta. Talvez tivessem apenas a região dorsal com penas, que se eriçavam na época do acasalamento ou nas disputas por territórios com outros machos, funções que apareceram antes das penas servirem para voar.

Até que os cientistas voltem com outras novidades, ficamos com essa explicação: T-rex vestido com penas, só se for em traje de verão, nada de casacão.

 Foto: Estadão
Pensando nas questões de parentesco, sabemos que no Brasil dinos emplumados são vários: Mirísquia, Manirraptora e Santanarráptor, entre outros. Este último que você vê abaixo representado (e bem vestido!) pelo paleoartista Felipe Elias. Foto: Estadão

Santanaraptor placidus

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.