1. Usuário
Assine o Estadão
assine

segunda-feira 25/04/16 08:00

Navio de pesquisa da USP se prepara para volta ao mar, após mais de 2 anos parado

O Alpha Crucis no Porto de Santos, logo que chegou ao Brasil, em 2012. Foto: Helvio Romero/Estadão

Maior embarcação de pesquisa acadêmica do país, o Alpha Crucis está num estaleiro do Ceará passando por reparos. Inspeção de rotina revelou que o casco e o tanque de combustível estavam em condições muito piores do que se imaginava. Diretor do Instituto Oceanográfico da USP diz que está preparando dossiê para pedir providências.

domingo 24/04/16 15:21

Navio histórico da USP deve virar naufrágio em Ihabela

O navio Prof. W. Besnard em 2014, no canal do Porto de Santos, onde permanece atracado há vários anos. Foto: Marcio Fernandes/Estadão

Conselho Universitário aprovou a alienação do navio Prof. W. Besnard, que agora poderá ser doado para a administração do balneário paulista. Prefeito quer afundar embarcação para transformá-la em recife artificial e ponto de mergulho. Navio foi pioneiro da oceanografia brasileira, mas está encostado no Porto de Santos desde 2008, quando sofreu um incêndio.

sexta-feira 22/04/16 16:09

Cientistas descobrem recifes ocultos na foz do Rio Amazonas

Rodrigo Leão Moura, da UFRJ, inspeciona uma rede de arrasto recheada de esponjas coloridas, coletadas na região central dos recifes. Foto: Fernando Moraes/JBRJ

Ecossistemas recifais profundos foram encontrados debaixo da pluma de água barrenta que o rio despeja no oceano. Sistema todo é maior do que a Região Metropolitana de São Paulo, com 9,5 mil km2. Descoberta ajuda a explicar a evolução da biodiversidade marinha brasileira e revela um ponto de conexão com a biodiversidade do Caribe.

segunda-feira 11/04/16 08:35

Estudo brasileiro na Science comprova capacidade do zika vírus de matar células neuronais humanas

Imagem de microscopia mostra partículas de zika vírus (as bolinhas laranjas) ao redor de uma neuroesfera de células humanas. Crédito: Rodrigo Madeiro/IDOR

Já o vírus da dengue não tem a mesma capacidade, segundo pesquisa realizada com "minicérebros" no Rio de Janeiro. Estudo soma-se a uma série de contribuições importantes da ciência nacional para a compreensão da epidemia de zika e das má-formações congênitas associadas a ela.

terça-feira 05/04/16 20:00

Presidente do STF suspende fornecimento de pílulas do câncer pela USP

Cápsula de fosfoetanolamina no IQSC. Foto: Cecilia Bastos/USP Imagens

Decisão do ministro Ricardo Lewandowski suspende efeito das liminares que obrigavam a universidade a produzir e fornecer fosfoetanolamina sintética para pacientes com câncer. Segundo o magistrado, não caberia à USP produzir medicamentos e "não caberia ao Poder Judiciário respaldar a prática de uma medicina não baseada em evidências"

terça-feira 05/04/16 17:21

Cientistas descobrem nova espécie de jararaca em ilha capixaba

Bothrops sazimai. Foto: Ricardo Sawaya

Pesquisadores brasileiros acabam de descrever uma nova espécie de jararaca. O nome dela é Bothrops sazimai e ela só existe numa pequena ilha de 15 hectares no sul do Espírito Santo: a Ilha dos Franceses. É a quarta espécie de jararaca insular descrita no Brasil nos últimos 10 mil anos, desde que as ilhas do Sudeste foram isoladas do continente pela elevação do nível do mar.