Foto do(a) blog

Imagine só!

Alfred Russel Wallace, já ouviu falar?

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:

Mesmo que você não entenda nada de biologia, você certamente já ouviu falar de Charles Darwin e sua teoria da seleção natural, que explica o processo de evolução (e extinção) de espécies desde o início da vida na Terra. Mas já ouviu falar de Alfred Russel Wallace? Provavelmente não ... mas saiba você que ele foi co-descobridor da seleção natural com Darwin, além de outras importantes contribuições para a ciência dos seres vivos, e assina com ele o artigo original que apresentou a teoria pela primeira vez em 1858.

PUBLICIDADE

Wallace, assim como Darwin, era um naturalista e cientista brilhante. A carta que ele escreveu para Darwin descrevendo sua teoria da evolução é a descrição mais bela, clara, direta e convincente da seleção natural que eu já li. Ele resume de forma brilhante, em poucas páginas, a essência de A Origem das Espécies.

Quem quiser aprender mais sobre ele pode começar por esta página do projeto Wallace Letters Online (WLO), que acaba de ser lançada pelo Museu de História Natural de Londres, com cópias escaneadas de mais de 4 mil cartas escritas por Wallace ou recebidas por ele durante sua vida, além de vários outros documentos históricos.

Por falta de tempo não posso escrever mais agora ... mas vale a pena conhecer a história de Wallace, garantido!

Abraços a todos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.