PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Imagine só!

Brasileiros descobrem novas estruturas no cérebro

 

Por Herton Escobar
Atualização:

FOTO: Imagem mostrando a localização de um dos feixes alternativos descobertos pela pesquisa, em amarelo. Os círculos vermelho e azul são as regiões do cérebro conectadas por ele. Crédito: IDOR  Foto: Estadão

Herton Escobar / O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Cientistas brasileiros podem ter resolvido um mistério de certa forma "fantasmagórico", que assombra anatomistas e neurocientistas há quase meio século: Como informações são transmitidas de um hemisfério para outro no cérebro de pessoas que nascem sem o corpo caloso?

O corpo caloso, para entender o mistério, é uma estrutura fundamental que conecta os dois hemisférios do cérebro (esquerdo e direito) como uma ponte de cabos neuronais (axônios), através dos quais as informações transitam de um lado para outro do órgão conforme necessário. Essa ponte não chega a ser vital -- pois há pessoas que nascem e vivem naturalmente sem ela --, mas é extremamente importante para o funcionamento normal do cérebro.

Pessoas que tiveram o corpo caloso cortado cirurgicamente -- algo que se fazia no passado, como tentativa de tratamento para uma série de distúrbios psíquicos e epilepsia -- sofrem com uma série de sequelas. Entre elas, a incapacidade de verbalizar o nome de objetos que são tocados com a mão esquerda, porque o reconhecimento tátil do objeto é processado pelo hemisfério direito, mas a fala é controlada primordialmente pelo hemisfério esquerdo, e o sinal não consegue passar de um lado para outro. Ou seja, o paciente segura o objeto e o reconhece com o hemisfério direito, mas não é capaz de dizer seu nome com o hemisfério esquerdo, porque a informação tátil que é gerada de um lado não consegue se conectar com a região de processamento da fala do outro lado.

No final da década de 1960, porém, o neurocientista Roger Sperry descobriu que pessoas que já nascem sem o corpo caloso não têm esse problema: elas podem reconhecer e falar o nome de qualquer objeto, independentemente da mão que estejam usando para segurá-lo. Ótimo! Mas como? Ninguém sabia dizer como um hemisfério se comunicava com o outro na ausência do corpo caloso, e isso ficou conhecido desde então como o "paradoxo de Sperry".

Publicidade

Agora, pesquisadores brasileiros ligados principalmente ao Instituto D'Or e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) parecem ter finalmente resolvido esse paradoxo. Eles investigaram o cérebro de pacientes com disgenesia (ausência congênita) do corpo caloso e descobriram que eles possuem duas "pontes" alternativas de cabeamento neuronal, que transferem informações de um hemisfério para outro -- restaurando assim, ao menos parcialmente, as funções normalmente executadas pelo corpo caloso. A descoberta foi feita por meio de técnicas avançadas de imageamento (ressonância magnética funcional e imagem do tensor de difusão). Ninguém teve seu cérebro cortado para isso.

 Foto: Estadão

Rotas alternativas. Esses feixes não existem nas pessoas normais, segundo a pesquisadora Fernanda Tovar-Moll, que assina o trabalho como primeira autora na edição desta semana da revista PNAS (link para o estudo: http://migre.me/jaHEV). "São vias alternativas que se formam no cérebro desses pacientes para compensar a ausência do corpo caloso", disse ela ao Estado.

A exemplo do corpo caloso, essas vias alternativas são construídas de aglomerados de axônios, mas não foi possível estimar quantas "fibras" estão presentes em cada feixe (o corpo caloso tem aproximadamente 200 milhões de axônios). "Para calcular isso seria preciso fazer uma análise do cérebro pós-morte", explica Fernanda. A espessura dos feixes, segundo ela, varia de um paciente para outro, mas eles têm mais ou menos "o calibre de uma caneta". Ou seja, são estruturas robustas, que poderiam ser facilmente dissecadas com um bisturi.

Seja qual for o número de axônios dentro deles, a funcionalidade dos feixes foi comprovada pelos testes de reconhecimento tátil de objetos, nos quais os pacientes sem corpo caloso se saíram tão bem quanto os indivíduos sadios (controle), segundo o estudo.

Foram avaliados seis pacientes com disgenesia do corpo caloso, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 33 anos. Todos tinham os dois feixes alternativos no cérebro, aparentemente desde o nascimento. Os cientistas especulam que os feixes sejam formados ainda nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, quando a plasticidade anatômica do cérebro ainda é bastante alta, como forma de compensar a ausência do corpo caloso.

Publicidade

O que não significa, necessariamente, que o problema esteja resolvido desde o início. As manifestações clínicas da ausência do corpo caloso nos adultos variam muito: desde casos de retardo mental severo até casos aparentemente assintomáticos. "Tem gente que não sabe de nada, vai fazer uma ressonância por causa de uma dor de cabeça e descobre que não tem corpo caloso", relata Fernanda. "Os efeitos são extremamente variáveis." E os cientistas não sabem explicar porquê.

Ou seja: um paradoxo foi resolvido, mas ainda há muitos mistérios para se pesquisar. Imagine só!

...

Gostou? Compartilhe! Siga o blog no Twitter: @hertonescobar; e Facebook: http://goo.gl/3wio5m

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.