Foto do(a) blog

Imagine só!

"Empresa brasileira não inova porque não precisa" ... (mas deveria)

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:

Herton Escobar / O Estado de S. Paulo / Rio

PUBLICIDADE

"As empresas brasileiras não inovam porque não precisam." Assim o empresário Pedro Passos, co-fundador e presidente da Natura, resumiu a mensagem de sua palestra ontem para uma pequena, porém extremamente seleta, audiência de pesquisadores na Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Centro do Rio.

Passos fazia parte de uma mesa de cientistas e empresários, reunidos para debater os desafios de estimular a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para inovação tecnológica nas empresas brasileiras. Segundo Passos, não há estímulo nem necessidade para fazer inovação no Brasil, porque a maioria das indústrias nacionais ou vivem de exportar matérias-primas ou vendem seus produtos somente para o mercado interno, no qual a competitividade é baixa.

"Quem não disputa mercado internacional tem mercado cativo em casa, o que faz com que a empresa não precise inovar", disse. "No mercado nacional há mais incentivos, o risco é menor, o apetite de inovação é menor, e a empresa pode oferecer um produto de qualidade inferior. Esse é o quadro."

"Se o Brasil quiser ser mais inovador, tem de abrir suas fronteiras e entrar no mercado global (de tecnologias)", completou Passos. "Não tem nada errado em ser um exportador de commodities; porém, isso é insuficiente para completar o desenvolvimento que queremos para o País. Fazer mais do mesmo não vai funcionar."

Publicidade

Outro palestrante, Bernardo Gradin, ex-presidente da Brasken e atual presidente-fundador da GranBio, apontou vários gargalos legais e regulatórios que dificultam a prática da inovação. "Ainda compensa copiar no Brasil, porque o ambiente não protege quem cria", disse. "Precisamos de melhores políticas públicas para proteger o conhecimento e incentivar a inovação no País."

Em vez de jogar a culpa toda no governo, porém, Gradin chamou a responsabilidade para o setor e disse que cabe às próprias empresas trabalhar para reverter esse quadro. "Não podemos deixar mais um cavalo selado passar; temos de contribuir para que o modelo regulatório se transforme."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.