FOTOSSÍNTESE É ANIMAL

FOTOSSÍNTESE É ANIMAL

Herton Escobar

30 Janeiro 2010 | 15h08

Uma rapidinha científica, só para quebrar minha sequência de posts super longos …

Isso não é exatamente uma novidade, mas eu só fiquei sabendo agora: existe uma lesma marinha que é capaz de fazer fotossíntese! Dá para acreditar? Um animal que faz fotossíntese, como se fosse uma planta?

O nome da lesma é Elhysia chlorotica. Os cientistas já sabem faz tempo que ela é capaz de fazer fotossíntese, aproveitando os cloroplastos das algas marinhas das quais ela se alimenta.

Mas agora descobriram que ela não faz isso, como é capaz de sintetizar a sua própria clorofila (o “combustível” que os cloroplastos precisam para funcionar). Aparentemente, ao longo da evolução, ela adquiriu vários genes das algas que permitem que ela faça isso. Ou seja, se um dia faltarem algas na mesa, ela pode se alimentar simplesmente de luz solar, como fazem as plantas.

Quem fala tudo isso é o professor Sidney Pierce, da Universidade do Sul da Flórida. Ele apresentou suas conclusões numa conferência de biologia comparativa…. Acho que os estudos ainda não foram publicados em uma revista científica, então fica uma ressalva … mas se os resultados estiverem mesmo certos, é um negócio fantástico. Um exemplos radical de transferência lateral de genes, em que genes são passados de uma espécie para outra (e não de pai para filho, dentro de uma mesma espécie, que é o “normal”).

Já imaginou se nós também pudéssemos fazer fotossíntese? A vida seria tão mais fácil…. Bastaria pegar um solzinho todo dia, beber água, talvez lamber umas rochas ou mascar um pouco de terra para absorver alguns minerais e pronto. Uma refeição simples e saudável.

O único problema seria a pele verde, que não é minha cor favorita. E será que quem vive na praia ficaria obeso?

Abraços a todos.