Foto do(a) blog

Imagine só!

FUNERAL DE BRANCO

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:
 Foto: Estadão

.

Se você quer entender melhor o que está acontecendo com os recifes de coral do mundo (e porque você deveria se preocupar com isso) leia esse artigo do pesquisador J.E.N. Veron (em inglês). Fantástico, assustador e muito bem explicado.

PUBLICIDADE

Os recifes de coral são as florestas tropicais dos oceanos. Eles servem de lar, berçário, restaurante e abrigo para a maior parte da biodiversidade marinha do planeta. E estão gravemente ameaçados pelas mudanças climáticas ... mais até do que as florestas tropicais da superfície, pois não precisam ser derrubados ou fisicamente agredidos para perecer. Se as concentrações de CO2 na atmosfera continuarem a aumentar, e as temperaturas globais continuarem a subir, os recifes de coral sofrerão duras consequências nas próximas décadas, mesmo que ninguém encoste mais um dedo neles. Isso porque eles são afetados diretamente pela temperatura, pela radiação solar e pela química dos oceanos. Quando a temperatura aumenta demais, ocorre o branqueamento. Quando aumenta o CO2 na superfície, aumenta também debaixo dela ... a água fica mais ácida e os esqueletos calcários dos corais começam a se desintegrar. É um processo químico, inevitável. Não precisa ninguém ir lá com uma motosserra para derrubá-los. Nem adianta colocar uma cerca em volta.

Então, se você se preocupa com a Amazônia, preocupe-se também com os recifes de coral. Eles são tão importantes e precisam de ajuda tanto quanto ela. Ou até mais.

Abraços a todos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.