PUBLICIDADE

Farmville das florestas

Por Gustavo Bonfiglioli

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Se você tem Facebook, certamente joga, já jogou ou ouviu falar do Farmville, aplicativo em que você gerencia uma fazenda, administra as colheitas, os lucros e a infra-estrutura. Em tempos de possível reforma do Código Florestal, que pode diminuir áreas de floresta para a expansão de lavouras no Brasil, uma organização criou um game para o Facebook no mínimo emblemático: ele tem uma lógica parecida, mas a fazenda é substituída por uma Área de Preservação Permanente (APP). O aplicativo, chamado "Cenários Futuros - Reescrevendo o Amanhã", será lançado oficialmente durante a feira Eco Business, que acorre entre os dias 01 e 03 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, mas já pode ser acessado aqui.

PUBLICIDADE

No jogo, você é o responsável pela recuperação de uma APP degradada - exatamente o que um proprietário rural deve fazer com áreas de proteção degradadas em sua propriedade, segundo o Código Florestal vigente. Isso é feito através do plantio virtual de vários tipos de árvores nativas do bioma em que a sua área está. Cada árvore vai gerar um produto (fruto, uma muda ou novas sementes), para ser colhido e doado a um amigo do Facebook, replantado ou comercializado pela moeda corrente do jogo, as green coins. Com elas, você compra novas sementes para dar continuidade à recuperação da sua APP. Conforme a floresta se desenvolve, vai atraindo animais e outras formas de vida para a região, tornando-se um ecossistema com biodiversidade novamente equilibrada.

O jogo é desenvolvido pela Cenários Futuros, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) - que é uma ONG com qualificação do Ministério da Justiça. "A 'Cenários Futuros' pretende unir o potencial dos meios digitais com programas de impacto real nas comunidades e organizações que lutam contra a devastação ambiental e a emissão de poluentes na biosfera", explica Thiago Kling, presidente da OSCIP. Abaixo, algumas imagens do aplicativo:

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.