Psol prevê que código será aprovado hoje e já propõe referendo

PUBLICIDADE

Por Estadão
Atualização:

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) saiu há pouco da reunião de líderes e disse que o projeto do novo Código Florestal  deve ser votado ainda hoje e provavelmente deve ser aprovado.

PUBLICIDADE

Valente adiantou que a emenda 164, que dá poderes aos estados para autorizar a regularização de áreas desmatadas, vai ser votada, mas que PSB, PT, Psol e PV vão votar contra. Ele informou também que o PT está decidindo neste momento se vai votar contra o relatório de Aldo; e acrescentou que Psol e PV votarão contra o relatório atual.

Segundo Valente, o relator do projeto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não aceitou mudar seu texto na Câmara. O líder do Psol também informou que o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que a presidente Dilma Rousseff deve tentar alterar o texto no Senado, que então voltará para a Câmara. E, caso permaneça a anistia geral das multas para quem desmatou e a consolidação das áreas ocupadas em APPs, o governo vai vetar.

Valente reafirmou que se o código for aprovado como está, o Psol vai propor um referendo popular e, se a presidente Dilma não vetar, o partido vai entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, alegando que houve retrocesso na legislação ambiental. (Agência Câmara)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.