O amor pode te transformar em um idiota

Estadão

31 Janeiro 2012 | 10h01

7872878_.jpg

Um novo estudo psicológico da Universidade Estadual da Flórida sugere que incentivar as crianças a refletirem sobre suas paixões pode transformá-las em pessoas ciumentas e nervosas, daquelas que insultam e gritam a altos brados quando se sentem ameaçadas por rivais amorosos.

Durante o experimento, cerca de 130 pessoas foram entrevistadas sobre seus relacionamentos e possíveis crises de ciúmes. Eles tiveram que responder questões sobre o que sentiam, e faziam, por seus parceiros em determinadas situações. O grupo também passou por testes ‘provas de amor’, que consistiam em olhar fotos de pessoas pouco ou muito atraentes e dar opiniões, além de participar de jogos videogame com parceiros bonitos que ficavam escondidos.

Segundo o psicólogo e autor do estudo, Jon Maner, foi verificado que não é o sexo que incentiva a raiva, mas sim o excesso de amor pelos companheiros. “Quanto mais amor os participantes sentiam por seus namorados/namoradas, mais negativamente avaliavam pessoas atraentes do mesmo sexo”, diz o especialista. “O amor é tido como o mais positivo dos sentimentos humanos, mas também tem um lado obscuro”. Ou seja: ele pode nos transformar em idiotas ciumentos.

[Via Gizmodo e LiveScience]