Agência espacial faz teste com foguetes em Alcântara

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, fez hoje o primeiro lançamento de um total de oito que estão previstos para ocorrer durante este ano. A missão desta terça-feira, denominada Operação Falcão I, teve o objetivo de testar os sistemas operacionais do CLA, principalmente os sistemas de telemetria do centro.

WILSON LIMA, Agência Estado

27 Abril 2010 | 17h52

Inicialmente, o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), estava previsto para ocorrer às 13h, mas aconteceu apenas duas horas depois.

O projétil testado hoje é um mono-estágio, carregado com propelente sólido. O foguete possui tecnologia 90% nacional e os testes também tiveram o objetivo de homologá-lo internacionalmente.

A expectativa é que esse ano mais sete lançamentos ocorram pelo CLA. Destes, dois de foguetes de médio porte, também em caráter experimental, e um do foguete VSB-30, com a intenção de realizar novos experimentos para a Agência Espacial Brasileira (AEB). Essa missão deve ocorrer no segundo semestre.

Além destes lançamentos, Alcântara também deverá realizar, ainda este ano, lançamentos em caráter de testes, utilizando protótipos do Veículo Lançador de Satélites (VLS) para testar a nova Torre Móvel de Integração (TMI), cujas obras devem ser concluídas em novembro.

Mais conteúdo sobre:
Alcântara foguete lançamento AEB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.