Arqueólogos acham ferramentas do homem de Neandertal

Dezenas de instrumentos foram achados no sul da Grã-Bretanha por arqueólogos

Por Da BBC Brasil

Dezenas de ferramentas que teriam pertencido a homens de Neandertal foram achadas por arqueólogos no sul da Grã-Bretanha. O cientista Matthew Pope, da University College London, disse que a descoberta em Beedings, no condado inglês de West Sussex, revela novas informações sobre a vida de uma comunidade de caçadores. As ferramentas poderiam ter sido usadas para caça de cavalos, mamutes e rinocerontes. Esta é a primeira investigação científica do sítio arqueológico desde 1900, quando ele foi descoberto. "É animador pensar que existe a possibilidade real de que estas peças tenham sido deixadas por alguns dos últimos grupos de homens de Neandertal caçadores que ocuparam o norte da Europa", disse Pope. "A impressão que elas nos dão é de uma população em completo comando da paisagem e dos recursos naturais brutos, com uma tecnologia em desenvolvimento - não de um povo no limite da extinção." Quando o sítio foi descoberto no começo do século 20, durante a construção de um casarão no local, havia 2,3 mil ferramentas. Por muitos anos, acreditou-se que as ferramentas eram falsas. Com exceção de algumas centenas delas, quase todas foram jogadas em um poço e nunca mais foram vistas. As ferramentas só foram reconhecidas como legítimas depois de uma pesquisa de Roger Jacobi, do projeto britânico Ancient Human Occupation (Ocupações Humanas Antigas). Ele mostrou que muitas das ferramentas eram muito parecidas com outras encontradas no norte da Europa, que tinham entre 35 mil e 42 mil anos. Segundo Matthew Pope, a nova descoberta comprovaria que o material é genuinamente pré-histórico. "Havia algumas dúvidas sobre a validade da descoberta anterior, mas nossas escavações provaram sem dúvida que o material descoberto aqui é genuíno", disse ele Pope disse que os homens de Neandertal ocuparam a região de Beedings por muitos anos, possivelmente devido à excelente vista que se teria do gado que pasta nas redondezas. A diretora da Comissão de Ambientes Históricos da Grã-Bretanha, Barney Sloane, disse que o estudo "oferece uma rara chance para que sejam respondidas algumas perguntas cruciais sobre o quão avançados tecnologicamente eram os homens de Neandertal e como eles se comparam com a nossa espécie". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.