Astronautas concluem última caminhada espacial da missão

Astronautas concluem última caminhada espacial da missão

Discovery inicia volta à Terra neste fim de semana; só restam mais três voos de ônibus espaciais

Associated Press

13 Abril 2010 | 09h50

Uma dupla de astronautas terminou de instalar um novo tanque do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira, 13, cumprindo o principal objetivo da missão, e que exigiu três caminhadas espaciais.

 

Por segurança, Nasa adia em 1 dia retorno de Discovery à Terra

linkParafuso emperrado complica caminhada espacial 

 

Rick Mastracchio ligou os dutos de fluido do tanque de amônia assim que ele e Clayton Anderson flutuaram para fora da escotilha da ISS. O trabalho estava feito em pouco minutos. "Bom trabalho, Rick", disse a astronauta Dorothy Metcalf-Lindenburger, que acompanhava a atividade de dentro da estação.

 

Astronauta trabalha no compartimento de carga do ônibus espacial. Nasa TV/Reuters

 

Os canos de amônia e nitrogênio deveria ter sido conectados na caminhada espacial de domingo, mas dificuldades na fixação do tanque acabaram adiando a tarefa.

 

Controladores na Terra começaram a ativar o tanque, que é parte do sistema de refrigeração da ISS, assim que os dutos foram adaptados. Os astronautas tiraram fotos.

 

A tarefa seguinte foi transferir o tanque velho, vazio, para o compartimento de carga do ônibus espacial Discovery. A Nas Avaí voltar a enchê-lo e enviá-lo de volta à ISS como reserva.

 

A agência espacial quer guardar na estação o máximo possível de peças sobressalentes e de reserva. Os ônibus espaciais só realização mais três voos antes de serem aposentados, e as naves de carga da Rússia, Europa e Japão que assumirão a tarefa de abastecer a estação não são capazes de transportar todos os materiais de que a ISS pode vir a precisar.

 

O Discovery deixará a ISS no sábado, e deve pousar na segunda-feira.

 

Nesta quinta-feira, o presidente Barack Obama fará um discurso sobre seus objetivos para o programa de voo espacial tripulado da Nasa. No início do ano, o governo dos EUA já havia anunciado o cancelamento do Constellation, um programa criado durante o governo Bush para levar astronautas à Lua e Marte.

Mais conteúdo sobre:
discovery estação espacial nasa obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.