Carro a vapor atinge 225 km/h e bate recorde de 100 anos

Equipe britânica bateu recorde de velocidade de um veículo a vapor em solo, estabelecido em 1906

BBC Brasil, BBC

26 Agosto 2009 | 15h30

Uma equipe de engenheiros britânicos quebrou o recorde de velocidade de um veículo a vapor, reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O recorde, estabelecido há mais de cem anos, era o mais antigo de velocidade em terra oficialmente reconhecido que ainda permanecia válido.

O carro a vapor, batizado de Inspiration, atingiu uma velocidade média de 225,06 km/h na terça-feira no Deserto do Mojave, na Califórnia.  

O Inspiration, ou "a chaleira elétrica mais rápida do mundo", quebrou recorde de 100 anos. AP  

Com isso, superou a marca de 204 km/h estabelecida em 1906 pelo americano Fred Marriot, a bordo de um veículo a vapor batizado de "O Foguete".

O Inspiration, que também foi apelidado de "a chaleira elétrica mais rápida do mundo", mede 7,6 m e pesa três toneladas. A máquina levou dez anos para ser fabricada, na cidade britânica de Lymington.

Segundo o piloto de testes Don Wales, o principal desafio da equipe foi desenvolver um sistema de aquecimento compacto e capaz de transformar, a cada minuto, 40 litros de água em vapor superaquecido a 400ºC, com uma pressão 40 vezes maior do que a pressão atmosférica.

Wales é descendente dos aventureiros britânicos Donald e Malcolm Campbell, que juntos bateram mais de 20 recordes de velocidade em solo e na água.

O recorde mundial de velocidade é reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).     BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.