Cientistas dos EUA criam 'remédio contra radiação'

Medicamento poderia proteger durante radioterapia e contra desastre nuclear.

Por Da BBC Brasil

Um remédio que pode proteger contra os efeitos da radiação foi desenvolvido por cientistas americanos. O resultado do estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Lerner, em Cleveland, nos Estados Unidos, foi publicado na última edição da revista científica Science. Por enquanto, o remédio só foi testado em animais e deverá ainda passar por testes clínicos. Intitulado CBLB502, o medicamento inicia um mecanismo biológico que faz com que células saudáveis sobrevivam a golpes de radiação. O CBLB502 pode fazer com que o tratamento com radioterapia destinado a pacientes com câncer se torne mais seguro e também poderia ser usado no evento de uma "bomba suja" - feita com material radioativo - ou de um desastre nuclear como o de Chernobyl. 'Suicídio' A radiação destrói células porque causa danos que levam as células a cometer "suicídio". Mas, nesse processo, células saudáveis também podem morrer. O novo remédio inibe a proteína que inicia o "suicídio" das células. Testes realizados em ratos e macacos sugeriram que o CBLB502 protege as células saudáveis da medula óssea e do aparelho digestivo contra a radiação, mas não parecem proteger células cancerosas, que continuam vulneráveis à radioterapia. No teste com animais também não houve sinais de efeitos colaterais. O pesquisador Andrei Gudkov, do Instituto Lerner, disse que o grupo obteve o avanço ao observar como algumas células cancerosas conseguiam escapar do "suicídio". O remédio foi desenvolvido na tentativa de fazer com que células saudáveis imitassem esse comportamento, mas de forma temporária e reversível. "Com isso, o CBLB502 reduz a o efeito tóxico da radioterapia sem diminuir os efeitos terapêuticos", afirmou. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.