PUBLICIDADE

Clonagem não causou osteoartrite prematura na ovelha Dolly, diz estudo

Novo estudo britânico descarta teorias que relacionavam o processo de clonagem com o envelhecimento prematuro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES - A famosa ovelha clonada Dolly, que morreu em 2003, não sofria de osteoartrite prematura, segundo um novo estudo veiculado no Reino Unido nesta quinta-feira, 23, o que descarta as teorias que indicavam que o processo de clonagem poderia levar a um envelhecimento prematuro e a doenças relacionadas.

Dolly, o primeiro mamífero clonado de uma célula adulta, não teria sofrido envelhecimento prematuro, segundo estudo Foto: Colin McPherson/AFP

PUBLICIDADE

Uma equipe de cientistas das universidades de Nottingham (Inglaterra) e Glasgow (Escócia) fez radiografias do esqueleto de Dolly, o primeiro mamífero clonado de uma célula adulta, assim como de sua filha natural Bonnie e de outros dois exemplares clonados, Megan e Morag.

+++ Técnica de clonagem é usada para proteger animais em extinção

Em todos os casos, as radiografias mostraram esqueletos normais, sem indícios de osteoartrite "anormal", afirmam os autores do estudo, publicado na revista digital Scientific Reports.

Nascida em 5 de julho de 1996 no Instituto Roslin, em Edimburgo, Dolly morreu em 14 de fevereiro de 2003 de uma doença progressiva do pulmão, antes de completar 7 anos.

Ossos da ovelha Dolly, falecida em 2003,sem indícios de osteoartrite "anormal", afirmam os autores do novo estudo Foto: EFE

Um relatório afirmou que ela tinha osteoartrite no joelho esquerdo, o que levou às hipóteses de que a clonagem seria responsável por esse envelhecimento prematuro.

+++ Cafeína faz clonagem de embriões humanos funcionar

Publicidade

"Constatamos que a prevalência e a distribuição radiográfica da osteoartrite é similar à detectada em ovelhas concebidas de forma natural e em nossas ovelhas clonadas saudáveis", afirmou Sandra Corr, especialista da Universidade de Glasgow.

"Em consequência, concluímos que a preocupação original de que a clonagem tinha causado uma osteoartrite prematura em Dolly era infundada", acrescentou a especialista. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.