AP Photo/Bullit Marquez
AP Photo/Bullit Marquez

Eclipse lunar e cometa enfeitam o céu neste fim de semana

Na sexta, lua passará pela penumbra da Terra e fenômeno poderá ser visto na maior parte do mundo; bola gigante de gelo se aproximará no sábado

O Estado de S. Paulo

10 Fevereiro 2017 | 07h00

Uma lua cheia e um cometa enfeitarão o céu neste fim de semana. Um eclipse lunar dará início ao espetáculo nesta sexta-feira, 10, pela noite. 

A lua passará pela penumbra da Terra. O satélite natural não se obscurecerá totalmente como em um eclipse total - terá só uma parte coberta. O eclipse poderá ser visto na maior parte do mundo. 

O fenômeno durará mais de quatro horas a partir das 20h32 (horário de Brasília). 

Cometa. Já o cometa 45P passará pelo céu no sábado. Será um encontro próximo, uma vez que ele passará a cerca de 12,4 milhões de quilômetros da Terra. Sua velocidade relativa é de 22,8 quilômetros por segundo ou 82.270 quilômetros por hora.

O cometa, de brilho esverdeado, poderá ser visto na constelação Hércules. Binóculos e telescópios serão úteis.

Os observadores de astros acompanharam a rota do cometa 45P durante os últimos dois meses. A bola de gelo, de cerca de 1,6 quilômetro de diâmetro, passa a cada cinco anos. 

Ele é conhecido pelo nome oficial de Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, em homenagem aos astrônomos japoneses, tchecos e eslovacos que o descobriram em 1948. A letra P é relativa a periódico, o que significa que é um visitante recorrente no sistema solar interior./AP

 

 

Mais conteúdo sobre:
Terra Brasília Cometa

Encontrou algum erro? Entre em contato

0 Comentários

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.