Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Ciência » Espaçonave Rosetta revela que água da Terra não veio de cometas

Ciência

ciencia

ROSETTA

Espaçonave Rosetta revela que água da Terra não veio de cometas

Análise da água oriunda do cometa que a Rosetta orbita desde agosto revela que há 3 vezes mais deutério - variação atômica do hidrogênio comum - que hidrogênio em moléculas de água na Terra

0

IRENE KLOTZ ,
REUTERS

10 Dezembro 2014 | 20h32

Resultados iniciais da espaçonave europeia Rosetta desafiam uma teoria sustentada durante muito tempo, segundo a qual os cometas trouxeram água à Terra primitiva, mostrou um estudo divulgado nesta quarta-feira, 10.

As análises químicas da água oriunda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que a Rosetta orbita desde agosto, revelam que tem três vezes mais deutério - uma variação atômica do hidrogênio comum - do que o hidrogênio em moléculas de água na Terra, disse a cientista Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna e integrante da missão Rosetta.

A água é composta de dois átomos de hidrogênio ligados por um átomo de oxigênio. Na Terra, três em cada 10 mil moléculas de água tem o deutério, pesado isótopo de hidrogênio.

A menos que o 67P seja muito incomum, Kathrin afirmou que a descoberta elimina os cometas como a fonte de água da Terra e provavelmente de seus elementos orgânicos também.

Tanto a água quanto os compostos de carbono foram necessários para a vida evoluir. As descobertas fazem dos asteroides as prováveis fontes de água da Terra, embora seja provável que os miniplanetas que bombardearam a Terra jovem tivessem pouca semelhança com os corpos secos e rochosos que circundam o sol para além de Marte atualmente.