César Vega Toledano/NASA
César Vega Toledano/NASA

Foto de galáxia atrás de árvore é eleita a imagem do dia pela Nasa

Fotografia de César Vega Toledano mostra junção de céu e bosque em Salamanca; veja mais imagens destacadas pela agência

O Estado de S. Paulo

25 Maio 2015 | 17h17

A agência espacial norte-americana (Nasa) escolheu nesta segunda-feira, 25, como a imagem do dia, uma fotografia tirada em Salamanca, na Espanha, que mostra a silhueta de um carvalho contra o céu, onde é possível apreciar claramente a Via Láctea. 

A fotografia, tirada neste mês por César Vega Toledano, se chama "A árvore da galáxia" e pode ser encontrada na página da Nasa na internet.

A astrônoma Judy Schmidt explicou que o fotógrafo escolheu um bosque de carvalhos recém podados em Salamanca e "ficou acordado até as duas da madrugada, hora local, esperando até que a Via Láctea se levantasse por cima de um carvalho majestoso".

"A partir desta perspectiva escolhida com cuidado, os filamentos de poeira da galáxia parecem ser continuações naturais dos ramos das árvores", destacou Judy. 

Além disso, Vega Toledano colocou uma lanterna atrás do tronco da árvore "para projetar sua silhueta", e conseguiu que outras árvores mais distantes também aparecessem no horizonte.

"A imagem foi capturada neste mês em uma única exposição de 30 segundos e processada para destacar digitalmente a aparência da Via Láctea", disse Judy. 

Veja outras imagens escolhidas como as melhores pela Nasa:

Mais conteúdo sobre:
Nasa Espanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.