Fumaça preta sinaliza que novo papa não foi escolhido de manhã

Cardeais que participam do conclave secreto não alcançaram consenso para eleger um novo papa em duas votações nesta quarta-feira de manhã, e fumaça preta saiu da chaminé na Capela Sistina mostrando que as votações iniciais do primeiro dia completo de conclave foram inconclusivas.

BARRY MOODY, Reuters

13 Março 2013 | 10h14

Os 115 cardeais-eleitores devem realizar outras duas sessões mais tarde nesta quarta, depois de rezarem por inspiração divina para escolher um líder que possa liderar a Igreja Católica num momento de crise.

Depois de passarem a noite enclausurados em uma residência próxima, após uma primeira votação também inconclusiva na terça-feira, os cardeais participaram de uma missa pela manhã na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano.

De lá, eles voltaram à Capela Sistina para realizar duas votações no período da manhã em busca de eleger um pontífice capaz de enfrentar uma série de escândalos e conflitos internos.

Peregrinos e turistas começaram a chegar no início da manhã à praça de São Pedro, com a esperança de ter um vislumbre da história assistindo à fumaça sair da chaminé da Capela Sistina.

Quando um papa for eleito, fumaça branca sairá pela chaminé da capela e os sinos do carrilhão de São Pedro serão badalados.

Os cardeais ficaram fechados na terça-feira dentro da capela pela primeira vez, depois de um dia de pompa religiosa e oração para se preparar para a tarefa.

Apenas uma votação foi realizada, na terça à noite (horário local), terminando inconclusiva como esperado, com fumaça preta saindo de uma chaminé acima da capela para sinalizar que nenhum papa tinha sido eleito.

Nenhum conclave moderno chegou a uma conclusão no primeiro dia, por isso a falta de um resultado na votação única de terça-feira não foi qualquer surpresa. A votação inicial é vista como uma forma de filtrar os votos para os trabalhos dos dias seguintes.

A maioria das apostas aponta para uma decisão até quinta-feira, embora não exista um claro favorito e o processo possa levar mais tempo.

Mais conteúdo sobre:
RELIGIAO CONCLAVE ATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.