Nasa/Divulgação
Nasa/Divulgação

Hubble encontra exoplaneta escondido em dados de arquivo

Pesquisadores já haviam encontrado outros três planetas na primeira análise das imagens em 2008

Efe e estadão.com.br,

08 Dezembro 2010 | 18h45

Astrônomos canadenses localizaram um quarto planeta que orbita ao redor da estrela HR 8799, a mais próxima do nosso sistema solar, segundo os detalhes da observação publicada no último número da revista Nature.

 

O planeta tem aproximadamente a mesma massa que os outros três planetas que orbitam ao redor da citada estrela, mas os astrônomos ainda não puderam explicar a formação dos quatro.

 

Segundo o cientista Christian Marois, do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, centenas de planetas fora de nosso sistema foram detectados, mas poucos são suficientemente grandes e brilhantes para que seja possível obter imagens diretas.

 

Há dois anos, Marois e seus colegas divulgaram imagens do Hubble em infravermelho de três planetas gigantes que orbitavam em torno da estrela HR 8799, que de alguma maneira lembravam os três planetas mais afastados do nosso sistema solar, mas muito maiores, assinala a revista científica.

 

Marois e seus colegas obtiveram imagens feitas em um período de 15 meses que revelam a presença deste quarto planeta gigante no sistema HR 8799, mas está mais perto da estrela que os outros três. Estes quatro planetas parecem ter cinco vezes a massa de Júpiter, acrescentaram os astrônomos.

Mais conteúdo sobre:
espaço ciência novo planeta

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.