1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Índia planeja lançar primeira missão espacial tripulada em 2016

Efe

27 Janeiro 2010 | 14h 13

Viagem deve durar duas semanas e terá dois astronautas; custo deverá ser de cerca de US$ 2,76 bilhões

A Índia planeja lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada, uma viagem de uma semana da qual participarão dois astronautas, afirmou nesta quarta-feira, 27, um alto funcionário da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, em inglês).

 

Veja também:

linkSonda da Nasa detecta presença de asteroide próximo à Terra 

linkEUA envia voos da Nasa para estudar terremoto do Haiti  

 

"Planejamos um voo humano no espaço em 2016, com dois astronautas que passarão sete dias na órbita inferior da Terra", disse o presidente da ISRO, K. Radhakrishnan, em declarações citadas pela agência indiana "Ians".

 

Vários cientistas espaciais e altos funcionários da agência espacial estão preparando um relatório preliminar para construir as infraestruturas e instalações necessárias para a missão, com um custo estimado de cerca de US$ 2,76 bilhões.

 

A Comissão de Planejamento da Índia aprovou inicialmente o projeto em fevereiro de 2009, e comprometeu recursos para os planos quinquenais de 2007-2012 e 2012-2017.

 

"Projetaremos e desenvolveremos o módulo espacial para a missão tripulada nos próximos quatro anos. Serão selecionados dois astronautas para o voo espacial", disse o presidente da ISRO.

 

A organização prevê colocar uma instalação completa de formação em Bangalore (sul da Índia) para treinar os astronautas, e construir uma terceira plataforma de lançamento em sua estação de Sriharikota, na região de Andhra.