Índia planeja lançar primeira missão espacial tripulada em 2016

Viagem deve durar duas semanas e terá dois astronautas; custo deverá ser de cerca de US$ 2,76 bilhões

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

A Índia planeja lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada, uma viagem de uma semana da qual participarão dois astronautas, afirmou nesta quarta-feira, 27, um alto funcionário da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, em inglês).

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

"Planejamos um voo humano no espaço em 2016, com dois astronautas que passarão sete dias na órbita inferior da Terra", disse o presidente da ISRO, K. Radhakrishnan, em declarações citadas pela agência indiana "Ians".

 

Vários cientistas espaciais e altos funcionários da agência espacial estão preparando um relatório preliminar para construir as infraestruturas e instalações necessárias para a missão, com um custo estimado de cerca de US$ 2,76 bilhões.

 

A Comissão de Planejamento da Índia aprovou inicialmente o projeto em fevereiro de 2009, e comprometeu recursos para os planos quinquenais de 2007-2012 e 2012-2017.

 

"Projetaremos e desenvolveremos o módulo espacial para a missão tripulada nos próximos quatro anos. Serão selecionados dois astronautas para o voo espacial", disse o presidente da ISRO.

 

A organização prevê colocar uma instalação completa de formação em Bangalore (sul da Índia) para treinar os astronautas, e construir uma terceira plataforma de lançamento em sua estação de Sriharikota, na região de Andhra.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.