Nasa
Nasa

Nasa faz concurso de imagens do Hubble; veja quais são as favoritas

Em quase 25 anos, telescópio percorreu 4,8 bilhões de quilômetros em torno da Terra e já fez mais de um milhão de observações

Fábio de Castro, O Estado de S. Paulo

09 Março 2015 | 17h36

O Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, completará em abril 25 anos. Desde 1990 em órbita a 550 quilômetros de altitude, o telescópio já percorreu 4,8 bilhões de quilômetros em torno da Terra e fez mais de um milhão de observações. 

Livre das interferências da atmosfera, o telescópio de mais de 13 metros consegue fotografar, com grande precisão, objetos astronômicos incrivelmente distantes. Além das imagens deslumbrantes, o Hubble também é um dos instrumentos científicos mais produtivos já construídos: suas observações já resultaram em mais de 12.700 artigos científicos.

Para comemorar os 25 anos do Hubble, a Nasa lançou uma competição em formato de "mata-mata" entre as mais belas imagens feitas pelo telescópio em sua história. Até quarta-feira, 11, o público votará em 32 imagens selecionadas e 16 delas passarão para as oitavas de final. As quartas de final começam no dia 18, as semifinais no dia 25 de março e a final no dia 1º de abril.

Veja as imagens que, até agora, são as "favoritas" para a passagem à próxima fase: 

Mais conteúdo sobre:
Nasa Telescópio Hubble astronomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.