Nasa programa lançamento do Discovery para sexta

Confirmação ainda depende de testes que estão sendo feitos com equipamentos técnicos

Efe,

27 Agosto 2009 | 01h16

A Nasa (agência espacial americana) voltará a tentar lançar o ônibus espacial Discovery na sexta-feira, 28, depois de um problema em uma válvula do principal sistema de propulsão e o mau tempo terem forçado adiamentos na quarta e na terça.

 

A agência americana explicou em seu site que fixou a próxima tentativa para as 1h22 (Brasília) de sexta, data que deve depender ainda dos resultados de testes que estão sendo feitos com equipamentos técnicos.

 

O Discovery tem como missão entregar quase sete toneladas de provisões e equipamento, além de seis ratos para experimentos sobre perda de massa óssea.

 

A missão de 13 dias, que incluirá três caminhadas espaciais de seis horas e meia cada, conta pela primeira vez com dois astronautas hispânicos, os especialistas John Olivas e José Hernández, ambos de origem mexicana.

 

Hernández, de 47 anos, deve enviar atualizações bilíngues de sua primeira viagem espacial através do Twitter. Os outros tripulantes são o especialista sueco Christer Fuglesag, da Agência Espacial Europeia (ESA), e os também especialistas americanos Patrick Forrester e Nicole Stott.

Mais conteúdo sobre:
Discovery Nasa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.