Divulgação/NASA
Divulgação/NASA

Nave Atlantis se desacopla com sucesso da Estação Espacial

Ônibus espacial norte-americano iniciou seu retorno à Terra; aterrissagem está prevista para sexta-feira

Efe,

25 Novembro 2009 | 11h17

O ônibus espacial "Atlantis" se desacoplou nesta quarta-feira, 25, com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) e começou seu voo autônomo, informou a agência espacial russa Roscosmos, em seu site.

 

Veja também:

linkFoguete russo é lançado com satélite de comunicação europeu

linkAstronauta norte-americano é pai durante sua missão à ISS

 

O desacoplamento aconteceu às 7h53 de Brasília e a aterrissagem da nave está prevista para sexta-feira às 12h44 de Brasília no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida).

 

O "Atlantis", com uma carga de mais de 12 toneladas, foi lançado no último dia 16 à plataforma orbital a partiu da base de Cabo Canaveral, e se acoplou à ISS dois dias depois.

 

Os seis tripulantes do "Atlantis", comandado por Charles Hobaugh, e do qual também participam o piloto Barry Wilmore e os especialistas de missão Leland Melvin, Mike Foreman, Robert Satcher e Randy Bresnik, voltarão à Terra com a especialista Nicole Stott, que ficou quase três meses na ISS.

 

Este é o quinto e último voo da Nasa (agência espacial americana) do ano e o penúltimo do "Atlantis", antes que a instituição retire as naves, no próximo ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.