Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Ciência

Ciência » Neandertais não são ancestrais do homem, diz estudo

Ciência

Neandertais não são ancestrais do homem, diz estudo

Um rigoroso estudo feito por cientistas norte-americanos concluiu que não há relação entre neandertais e Homo sapiens. Ou seja, neandertais não são ancestrais do homem moderno. Os cientistas estudaram crânios do homem moderno, de neandertais e de 11 diferentes espécies de primatas, usando técnicas de análise de imagens por computador, e constataram diferenças que caracterizam espécies diferentes. A descoberta pode acabar com um debate que dura décadas. Uma linha de estudiosos defende que o Homo neanderthalensis seria uma subespécie do Homo sapiens, e outra vê as duas como espécies distintas. Os resultados da pesquisa serão publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences, segundo informou a Agência Fapesp. O trabalho, liderado por Katerina Harvati, professora de antropologia da Universidade de Nova York, empregou uma técnica chamada morfometria geométrica para medir as variações entre uma amostra de mil crânios de espécies que existem atualmente, como o homem, gorila, chimpanzé e babuíno. Foram definidos 15 pontos padrões em cada crânio e utilizadas técnicas de análises em 3-D para sobrepor cada ponto de modo a medir as diferenças. Em seguida, amostras aleatórias foram escolhidas de cada espécie e suas diferenças calculadas dez mil vezes. A comparação foi feita posteriormente com fósseis de neandertais, com fósseis humanos do Paleolítico e de populações recentes, bem como com crânios de outros primatas pré-históricos. O estudo verificou que as diferenças entre o homem moderno e o neandertal são significativamente maiores do que as encontradas entre subespécies ou populações das outras espécies humanas analisadas. Os dados mostraram também que as diferenças entre neandertais e humanos modernos são tão grandes ou mesmo maiores do que as verificadas entre espécies próximas de primatas.

0