Divulgação/Nasa
Divulgação/Nasa

Sonda espacial Juno manda primeira imagem da órbita de Júpiter

Nave, enviada ao espaço pela Nasa há 5 anos para explorar o planeta, chegou com sucesso na última semana, após delicado procedimento de 35 minutos

O Estado de S.Paulo

13 Julho 2016 | 08h53

SÃO PAULO - A sonda espacial Juno enviou sua primeira imagem desde que entrou na órbita de Júpter. A foto foi tirada no domingo, 10, e publicada no Twitter da Nasa na noite desta terça-feira, 12.

A nave Juno, enviada ao espaço pela Nasa há cinco anos para explorar Júpiter, entrou com sucesso na órbita do planeta gigante na última semana, depois de um delicado procedimento de 35 minutos.

Na foto, a sonda ficou a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter. São visíveis formações atmosféricas no planeta, como a Grande Mancha Vermelha, e três dos quatro maiores satélites do planeta: Io, Europa e Ganimedes.

Nave espacial movida por energia solar que viajou mais longe no espaço - cerca de 2,8 bilhões de quilômetros até agora -, a sonda Juno dará 37 voltas em Júpiter, obtendo dados sobre sua atmosfera e campo magnético, até fevereiro de 2018, quando receberá o comando para mergulhar no planeta e ser destruída. /COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais conteúdo sobre:
Twitter Nasa Júpiter Europa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.