Para ver uma lua de Saturno em 3D

A Nasa está divulgando um novo lote de imagens da lua Encélado, de Saturno, feitas pela brava e persistente sonda Cassini, que estuda o planeta, seus anéis e satélites desde 2004 -- detalhes sobre os resultados mais recentes podem ser lidos aqui.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

(Eu me lembro da época do lançamento da Cassini, em 1997, quando surgiu uma campanha online contra a sonda, porque ela contém geradores nucleares de eletricidade. Ah, o ludismo digital...)

PUBLICIDADE

Uma das descobertas mais fantásticas da Cassini foi exatamente a de evidências de que pode haver um oceano por baixo da crosta de gelo de Encélado, à semelhança do que já foi deduzido a respeito de Europa, uma das luas de Júpiter.

Já há algum tempo, a Nasa vem adotando o hábito de criar imagens 3D a partir das fotos tiradas por suas sondas espaciais. Abaixo, você vê uma paisagem de Encélado:

Baghdad Sulcus, uma fissura perto do polo sul de Encélado, em 3D. Nasa Foto: Estadão

Para ver o efeito tridimensional da imagem (que é um anaglifo, para quem fizer questão da terminologia exata), é preciso um par de óculos 3D -- aqueles antigos, com uma "lente" verde e outra vermelha, e não os modernos polarizados, como os usados nos últimos lançamentos do cinema.

No site da agência espacial é possível encontrar instruções para a construção dos óculos (aqui) e também para como processar imagens digitais e convertê-las em anaglifos (aqui).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.