root
02 de setembro de 2010 | 18h41
Um medicamento usado para tratar o diabetes tipo 2 pode proteger contra o câncer de pulmão e colorretal. De acordo com dois estudos publicados no Cancer Prevention Research, a metformina poderia ser utilizada na prevenção da doença principalmente em fumantes.
O primeiro estudo, conduzido por pesquisadores da National Cancer Institute, mostra que a droga reduz significativamente a carga tumoral pulmonar em ratos expostos a um derivado da nicotina, conhecido como nitrosamina – o agente cancerígeno mais presente no cigarro. Os animais foram tratados com metformina oral ou injeções.
Os primeiros tinham até 50% menos tumores, ao passo que os tratados com injeção tinham 72% a menos. Ensaios clínicos já estão sendo planejados para determinar se o composto poderia realmente ser eficaz na prevenção de indivíduos com alto risco para a doença.
Em um segundo estudo, conduzido por uma equipe do Japão, o uso da metformina por não-diabéticos demonstrou ser eficaz na diminuição do risco de câncer colorretal. Indivíduos que se submeteram ao tratamento apresentaram menos marcadores para a doença em relação ao grupo de controle.
Pesquisas anteriores já mostraram que a metformina ativa uma enzima – quinase AMP -, conhecida por inibir a mTOR, uma proteína que regula o crescimento e sobrevivência das células em tumores de pulmão induzidos por agentes cancerígenos do tabaco.
“Embora parar de fumar seja o passo mais importante para os fumantes, mais da metade dos casos de câncer de pulmão é diagnosticada em ex-fumantes, elevando a importância de identificar os de maior risco, identificando tratamentos eficazes na prevenção”, ressalta Philip Dennis, pesquisadore sênior do NCI.
Veja também:
– Vício mental: cérebro pode ser ensinado a controlar desejo de fumar
– Companhia “ruim” pode aumentar “tendência genética” para o vício
– Fumo ativo e passivo é associado a um risco maior de problemas psiquiátricos
– Vacina contra tabagismo pode ficar pronta em 2012
– Cigarro livre de nicotina e tabaco pode ser mais cancerígeno
– Fumo leva ao rápido e progressivo endurecimento de artérias
Leia mais sobre: câncer.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.