Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Arqueólogos querem reconstruir Stonehenge em escavação virtual

Objetivo da equipe é desvendar alguns mistérios e mostrar como o local deve ter sido em detalhes na época em que foi construído.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:


Stonehenge é um dos pontos turísticos mais visitados da Inglaterra, em grande parte pelo mistério que ronda a origem de sua construção e função. Para descobrir um pouco mais a seu respeito, arqueólogos da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, vão começar uma “escavação virtual” usando as últimas técnicas de imagem para recriar o monumento icônico pré-histórico e seus arredores.

PUBLICIDADE

O objetivo da equipe é desvendar alguns mistérios e mostrar como o local deve ter sido em detalhes na época em que foi construído. Os pesquisadores pretendem mapear a região de Wiltshire e encontrar vestígios arqueológicos enterrados com mais precisão, fornecendo imagens em 2 e 3D.

"A partir de objetos digitais de paisagens, por meio da geofísica, sistemas de imagem geográfica e a criação de mundos virtuais, a tecnologia fornece novas rotas alternativas para a visualização e compreensão do passado e do presente", diz Vince Gaffney, responsável pelo projeto.

Para chegar aos resultados desejados, o time vai usar uma combinação digitalização a laser de larga escala com magnetômetro de ponta e sistemas de georadar.

Veja também:

Publicidade

- Pesquisador identifica arma de 10 mil anos perto de Yellowstone - Maior é melhor: cristas de animais pré-históricos tinham “função sexual” - Estátuas caídas na Ilha de Páscoa não foram abandonadas no caminho - Estudo revela que homens modernos cruzaram com neandertais - Hemoglobina de mamute é recriada mostrando “extremidades frias” - Genoma de homem já extinto é sequenciado em detalhes

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.