Balança mas não cai: rã usa vibrações de galhos para disputar território

Sim, cada espécie tem seu próprio ritual de acasalamento. Algumas preferem fortes vibrações antes de encontrar um parceiro.

root

22 de junho de 2010 | 15h27

A Agalychnis callidryas é uma espécie de rã arborícola nativa das florestas tropicais da América Central. Crédito: Wikipedia.

A Agalychnis callidryas é uma espécie de rã arborícola nativa das florestas tropicais da América Central. Crédito: Wikipedia.

Sim, cada espécie tem seu próprio ritual de acasalamento. Algumas preferem fortes vibrações antes de encontrar um parceiro, por exemplo. De acordo com pesquisadores do Zoo de Adelaide e Universidade de Flinders, na Austrália, a rã olhos vermelhos do Panamá (Agaluchnis callidryas) agita os ramos onde estão se há concorrente na área.

O balanço pode produzir vibrações que se espalham por quase dois metros entre galhos de árvores. Então, começa a disputa: quem conseguir balançar mais é o vencedor e consegue tomar posse do território. Como uma comunicação agressiva, estes animais avaliam o comportamento e as características físicas do concorrente em uma competição quase divertida.

Veja também:

No coração de mãe, sempre cabe mais um: esquilos vermelhos adotam órfãos
Tudo pela fama? Chipanzés imitam indivíduos mais populares do grupo
Bizarras e engraçadinhas: as dez espécies mais interessantes de 2009
Elefantes têm sinal específico para alertar sobre presença de abelhas
Macacos bonobos vivem juventude eterna e compartilham tudo
Comportamento dos macacos é menos racional do que se pensava
Abelhas preferem flores com néctar que possui nicotina e cafeína