Células-tronco do útero regeneram células cerebrais danificadas

Mucosa uterina (endométrio) poderia funcionar como um "estoque de células estaminais" para mulheres que sofrem de mal de Parkinson.

09 de maio de 2010 | 23h24

Neurônios produzidos a partir de células-tronco do endométrio. Crédito: Yale University.

Células-tronco derivadas do endométrio (mucosa uterina) e transplantadas no cérebro de ratos com Parkinson parecem ter reparado células cerebrais danificadas pela doença. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos EUA, acreditam que a técnica poderá futuramente ser usada em mulheres, com a utilização de células do próprio útero.

A doença de Parkinson é causada pelo colapso de células nervosas, produtoras de dopamina (neurotransmissor responsável pelo estímulo de neurônios que controlam os movimentos do corpo), no tronco cerebral. Na experiência, envolvendo coleta e cultura de tecido endometrial de nove mulheres, as células se transformaram em células nervosas que produzem dopamina – tais quais as que tinham sido danificadas pelo problema.

“O nível de dopamina nos ratos aumentou assim que transferimos as células-tronco endometriais para os cérebros”, diz Hugh S. Taylor, autor do estudo publicado no Journal of Cellular and Molecular Medicine. “Isto é encorajador, porque mulheres já têm um estoque pronto de células-tronco que são facilmente obtidas, que podem se diferenciar em outros tipos de células. Elas têm um grande potencial para tratar diversas doenças”.

Além disso, os pesquisadores ressaltam que a técnica não “esbarraria” em questões éticas, referentes à produção de células-tronco a partir de embriões. Diferente de outras células-tronco, as células provenientes do endométrio teriam uma tendência bem menos à rejeição.