Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Chuva de cristal enfeita nuvem ao redor de estrela embrionária

A imagem foi obtida em luz infravermelha pelo Spitzer. Uma seta aponta para a estrela embrionária, chamada LÚPULO-68.

Minúsculos cristais de olivina verde - um mineral comum na Terra e abundante em praias do Havaí -caem como chuva sobre uma estrela em formação. É a primeira vez que o fenômeno foi observado em nuvens empoeiradas de gás ao redor de estrelas emergentes. Astrônomos não sabem explicar ainda, mas acreditam que jatos de gás, provenientes de explosões distantes da estrela embrionária, sejam responsáveis por isso.

"É preciso temperaturas tão quentes quanto a lava para fazer cristas assim", diz Tom Megeath, da Universidade de Toledo, em Ohio, e principal pesquisador do estudo. "A nossa hipótese é de que os cristais foram cozidos até perto da superfície da estrela em formação e, em seguida, transportados para dentro da nuvem onde as temperaturas são mais frias, finalmente dispersando novamente como glitter".

Os detectores de infravermelho do telescópio espacial Spitzer, da NASA, constataram a chuva de cristal em torno de uma estrela distante, semelhante ao Sol, em estado embrionário - uma protoestrela pertencente à constelação de Órion, conhecida como HOPS-68 .

"Se você pudesse, de alguma forma, ser transportado para dentro de nuvens de gás presentes em protoestrelas em colapso, tudo seria muito escuro", explica Charles Poteet, principal autor do estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters. "Mas os minúsculos cristais podem absorver qualquer luz presente, resultando em um brilho verde sobre o fundo preto e empoeirado".

Cosmo cristalizado

Os cristais Forsterita, como são conhecidos, já foram observado antes em discos de formação planetária que circundam jovens estrelas. Entretanto, encontra-los em nuvens externas ao colapso de uma estrela em formação é algo surpreendente porque a temperatura da nuvem é menor, cerca de 170 graus Celsius mais fria. Este dado levou a equipe a especular que jatos possam estar transportando estes cristais até as nuvens geladas externas.

As informações poderiam também explicar por que cometas, que se formam na periferia gelada de nosso Sistema Solar, contêm o mesmo tipo de cristal: eles nascem em regiões onde a água é congelada, com temperaturas muito abaixo das necessárias para a formação dos cristais.