Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mecanismo de rejuvenescimento já está na natureza

Pela primeira vez, cientistas constataram que a linha germinal (a de gametas) se oxida, eliminando a ideia de que esta linha não envelhece.

PUBLICIDADE

Por taniager
Atualização:

Tornar-se mais jovem pode parecer algo da ciência do futuro, mas uma equipe de cientistas descobriu que é possível encontrar mecanismos rejuvenescedores em organismos na natureza. Os cientistas do Laboratório de biologia molecular da célula (CNRS/ENS Lyon/Universidade Claude Bernard de Lyon) acabam de visualizar o rejuvenescimento de ovócitos do verme Caenorhabditis elegans antes da fertilização. O artigo foi publicado na revista Aging Cell recentemente. A descoberta abre caminhos para a compreensão do envelhecimento e doenças associadas a ele.

PUBLICIDADE

Tradicionalmente, os estudos sobre envelhecimento comparam os indivíduos idosos com os mais jovens, ou indivíduos normais com indivíduos com longevidade comprovada. Um estudo conduzido pela equipe de Hugo Aguilaniu abordou a questão sob um ângulo conceitualmente novo: existe na natureza exemplos de rejuvenescimento? Sim, no momento da reprodução! Os cientistas tentavam explicar qual a razão de crianças não herdarem o mesmo risco de desenvolver doenças do envelhecimento, como o câncer, de seus pais mais velhos.

Os pesquisadores investigaram um organismo que é modelo clássico para estudos sobre envelhecimento, o C. Elegans: este pequeno verme nematoide é transparente, hermafrodita, capaz de autofecundação e de reprodução rápida. É possível observar todas as etapas de fecundação neste organismo.

Constituinte principal das nossas células, as proteínas são danificadas ao longo do tempo por oxidação (a carbonilação é um tipo específico de oxidação irreversível) que pode ser usado como um marcador do envelhecimento. No estudo, os cientistas desenvolveram uma técnica para "ver", em ovócitos, a taxa de oxidação de proteínas nas células. Pela primeira vez, eles constataram que a linha germinal (a de gametas) se oxida, eliminando a ideia de que esta linha não envelhece. Mais importante, eles mostraram que, numa fase de maturação dos ovócitos, a taxa de oxidação diminuiu de repente. Como? Os pesquisadores puseram em evidência o papel do proteassoma (que degrada as proteínas) no processo. Quando ele é inibido, é observado pouco, ou nenhum, "rejuvenescimento", o que resulta na esterilidade dos indivíduos. Durante o processo de reprodução, existe, portanto, uma "limpeza" das proteínas de nossas células, a fim de rejuvenescê-las para formar bebês jovens.

O estudo abre as portas para muitas questões biológicas fascinantes: o que deve ser herdado dos pais? E, pelo contrário, o que não deve ser herdado? Como podemos reduzir a incidência de doenças do envelhecimento, como o câncer, a neurodegeneração e outras, cada vez que nos reproduzimos?

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.