PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Cientistas criam supercola para montar 'legos miniaturas' dentro do corpo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, estão desenvolvendo uma supercola capaz de manter proteínas e enzimas unidas, possibilitando a construção de novas estruturas em escala nanométrica. A inspiração partiu da análise estrutural de uma proteína incomum encontrada em uma bactéria.

PUBLICIDADE

Todas as proteínas são formadas por aminoácidos que se ligam ao compartilhar elétrons (ligações covalentes). Essas cadeias se dobram, formando estruturas tridimensionais unidas por fracos elos bioquímicos. Entretanto, uma proteína da bactéria Streptococcus pyogenes consegue juntar os aminoácidos com uma força excepcional - o que faz dela um bom modelo para a elaboração de uma supercola para nanoescala.

De acordo com os pesquisadores, o que é 'grudado' pela supercola em minutos sem a ajuda de luz ultravioleta ou catalisadores (que poderiam danificar células) não se separa mais, nem se for fervido com detergente - independente da acidez do meio ou da temperatura. A ideia pode ajudar a acelerar reações químicas, dar suporte ao desenvolvimento de sistemas de fotossíntese artificial e, sobretudo, favorecer a criação de nanomáquinas, nanomotores e nanoveículos para atuarem dentro de células. Potencialmente curando doenças.

Veja também:

- Materiais superquirais: luz pode torcer fitas de nanopartículas - Nova tecnologia permite transferência muito mais rápida de calor - Nanotubos de alta voltagem podem produzir 'buracos negros'

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.