root
15 de junho de 2010 | 20h08
Uma pesquisa envolvendo quase 400 mil pessoas mostra que altos níveis de vitamina B6 podem proteger contra o câncer de pulmão – mesmo em que é fumante. Conhecida também como piridoxina, a vitamina favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo de proteínas e aminoácidos, sendo encontrada no levedo de cerveja, farelo de trigo, melão, repolho, leite, ovos e carnes.
Pesquisas anteriores já mostraram que a deficiência de vitamina B6 pode aumentar a probabilidade de danos no DNA e mutações. A pesquisa atual envolveu participantes de dez países europeus, entre 1992 e 2000. Casos de câncer foram relatados em pessoas com níveis menores de vitamina B6, e o menor risco foi associado a altos índices de metionina. O folato também pode ter uma relação em fumantes e ex-fumantes.
Os resultados sugerem que níveis elevados de vitamina B6 e metionina estão relacionados a uma redução de pelo menos 50% no risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão. A associação com o folato diminuiu em dois terços o risco da doença.
O trabalho foi conduzido por Paul Brennan, da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer em Lyon, França, e publicado hoje no Journal of the American Medical Association (JAMA).
Veja também:
– Brasileiros identificam biomarcador para prognóstico de câncer de pulmão
– Cartilagem de tubarão é ineficaz contra câncer de pulmão
– Pesquisadores encontram microRNA envolvido na fibrose pulmonar
– Duas enzimas podem reforçar terapia contra câncer de pulmão
– Peptídeo pode aumentar sobrevida de pacientes com pulmões transplantados
– Fiocruz desenvolve kit para diagnóstico rápido da tuberculose
– Tecidos de pulmão são recuperados em ratos com transplante de células
– Identificadas variantes de cinco genes associados à saúde do pulmão
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.