Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Observações do ESO podem explicar o crescimento de galáxias

A única certeza era a de que as galáxias cresceram nos primeiros bilhões de anos após o Big Bang acompanhando a evolução do universo.

PUBLICIDADE

Por taniager
Atualização:

Como crescem as galáxias? A questão intriga astrônomos e a busca de uma resposta é palco de intenso debate. A única certeza é a de que as galáxias cresceram nos primeiros bilhões de anos após o Big Bang acompanhando a evolução do universo, mas o porquê disto é uma história desconhecida.

PUBLICIDADE

Os astrônomos lançaram duas teorias para responder a esta pergunta. A primeira sugere uma fusão entre pequenas galáxias, enquanto a segunda teoria defende a sucção dos gases circundantes pelas galáxias jovens. Agora, novas observações feitas pelo Very Large Telescope (VTL) do Observatório Sul Europeu (ESO) forneceram provas diretas que podem explicar, em parte, o fenômeno.

Ao usar o Very Large Telescope do ESO os astrônomos puderam confirmar que galáxias jovens também puderam se alimentar do fluxo dos gases hélio e hidrogênio que preencheram o universo primordial e com eles formar novas estrelas. 

Giovanni Cresci do Observatório Astrofísico de Arcetri e líder da equipe argumenta que "os novos resultados do VTL são a primeira evidência direta de que a acumulação de gás pristine realmente aconteceu e foi o suficiente para alimentar a formação estelar vigorosa e o crescimento de galáxias massivas no universo jovem".

 A descoberta terá um impacto importante na nossa compreensão da evolução do universo desde o Big Bang até os dias atuais. Teorias da formação e evolução de galáxias poderão ter de ser reescritas.

Publicidade

O artigo intitulado "Gas accretion in distant galaxies as the origin of chemical abundance gradients" por Cresci et al. pode ser lido na revista Nature de 14 de outubro de 2010.

Veja também:

- Mais antigo e supermassivo conglomerado de galáxias descoberto - Estudo revela que galáxias em espiral se formam com mais facilidade - Aquecimento do universo pode ter atrofiado crescimento de galáxias anãs - Arco da Corrente de Magalhães é resultado do encontro entre galáxias - Imagem fornece dados de galáxia espiral próxima da Via Láctea - Astrônomos estudam interação entre "colar de pérolas" e supernovas

Leia mais sobre: astronomia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.