PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Animal manipulado do lado direito ao nascer evita contato quando adulto

Trabalho levanta a questão dos cuidados neonatais, uma vez que a manipulação do corpo ao nascer tem consequências na vida adulta.

Por taniager
Atualização:

Pesquisadores franceses descobriram que estímulos de tato do ser humano em animais recém-nascidos em diferentes lados do corpo interferem na forma como o animal quando adulto reage ao contato com o homem. Os resultados das experiências realizadas com potros no laboratório de Etologia animal e humana da Universidade de Rennes/CNRS, França, foram publicados na revista Biology Letters recentemente. Os trabalhos levantam a questão dos cuidados neonatais com os animais e seres humanos, uma vez que a manipulação do corpo ao nascer tem consequências para a vida adulta.

PUBLICIDADE

Os animais manipulados do lado direito evitavam mais o ser humano, que aqueles que receberam estímulos do lado esquerdo ou nenhum estímulo.

As experiências mostraram que alguns eventos no início da vida são cruciais para o desenvolvimento comportamental e neurológico de animais e podem ter um impacto considerável na organização e desenvolvimento da assimetria do cérebro. O impacto tem maior ou menor importância, conforme o lado onde os estímulos são aplicados.

Agora, os cientistas irão analisar esta sensibilidade unilateral em recém-nascidos em maternidades, a fim de propiciar melhorias de cuidado neonatal em seres humanos para o bem-estar das crianças.

Adult behavior is a consequence of the stimulated side of the body skin

Publicidade

Adult behavior is due to the side of the body stimulated by touch at birth

Action and reaction: adult behavior is due to the side of the body stimulated by touch at birth

to

birth

Side of the body stimulated may

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.