Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Concluído primeiro ensaio clínico de medicamento contra a hepatite C

A INX-189, preparada pela primeira vez em 2008 por pesquisadores da Universidade de Cardiff, tem grandes chances de ser aprovada.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Os primeiros ensaios clínicos com uma nova droga para tratar as infecções causadas pelo vírus da hepatite C foram concluídos com sucesso. A INX-189, descoberta e preparada pela primeira vez em 2008 por pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, tem grandes chances de ser aprovada.

PUBLICIDADE

Cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela hepatite C. O problema pode levar ao câncer de fígado, cirrose e morte, sendo a principal causa de transplante hepático em países ocidentais. O tratamento atual envolve duas drogas: a ribavirina e o interferon, que devem ser administrados em uma injeção. Os efeitos colaterais são muitas vezes graves, o que faz com que alguns pacientes não completem a terapia.

"Este ainda é um estágio muito precoce do processo de ensaios, mas, no entanto, uma evolução significativa", diz Chris McGuigan. "A conclusão bem sucedida da primeira fase demonstra que a droga é segura, sem efeitos secundários relacionados com uma única dose de 100mg".

De acordo com o pesquisador, o trabalho também foi capaz de demonstrar que uma dose ao dia é provavelmente suficiente para combater o vírus. "Acreditamos que o INX-189 oferece a possibilidade de maior potência contra a hepatite, uma ação mais rápida no fígado e menos efeitos colaterais do que os tratamentos existentes", ressalta McGuigan.

Testes realizados em laboratório em 2008 demonstraram que o INX-189 matou 90% dos vírus em uma concentração muito baixa, sendo um dos compostos mais potentes contra a doença até então. A empresa farmacêutica que possui a licença do INX-189, E.U Inhibitex, planeja agora com a equipe de Cardiff o segundo ensaio da fase 1 para avaliar a eficácia do medicamento em pacientes com hepatite C.

Publicidade

Veja também:

- Adição de droga potencializa tratamento contra hepatite C - Cientistas desenvolvem novo modelo animal para pesquisas de hepatite C - Pesquisadores iniciam ensaios clínicos com nova droga contra hepatite C - Nova abordagem permitirá criação de drogas potentes contra hepatite C

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.