Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Série de programas Cuidadores na Web tira dúvidas sobre Alzheimer

Objetivo é levar informações importantes para melhorar a qualidade de vida de quem cuida de pessoas portadoras da doença.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Uma série de cinco programas realizada pelo site Cuidadores na Web começou nesta semana com o tema "Diagnóstico do Alzheimer". O objetivo é levar informações importantes para melhorar a qualidade de vida de quem cuida de pessoas portadoras da doença, tirar dúvidas e trocar experiências.

PUBLICIDADE

Renato Anghinau, neurologista da Faculdade de Medicina da USP, comanda a conversa. Viviane Abreu, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer e terapeuta ocupacional, Geisa Rei Silva, cuidadora e Paulo Bertolucci, professor associado de neurologia da Escola Paulista de Medicina, chefe do setor de neurologia do comportamentoe diretor do núcleo de envelhecimento cerebral da UNIFESP, levantaram questões relevantes acerca do diagnóstico deste tipo de demência.

"Temos hoje um número de mais ou menos - diagnosticado e tomando a medicação - de 800 mil pessoas", explica Viviane. "Já em números efetivos, mesmo, de prevalência da doença, temos hoje 1 milhão e 300 mil pessoas".

Bertolucci ressalta a importância do diagnóstico precoce, lembrando que se esquecer depois dos 60 não é ter Alzheimer: "Mais da metade das pessoas com 65 anos têm uma queixa sobre a memória", explica. "Em geral, a queixa mais comum é não lembrar o nome, ou não lembrar o nome de algum objeto, óculos, chave, ou não lembrar se contou ou perguntou alguma coisa e contar e perguntar de novo". O neurologista diz que a maior parte destas pessoas não tem a doença, mas apresentam sintomas de depressão e estresse, por exemplo.

Geise, como cuidadora da mãe que sofre da doença de Alzheimer, conta como conseguiu detectar a demência e lidar com ela da melhor maneira. "A gente procurou arranjar atividades em universidade para idosos, procuramos acompanhá-la ao longo da perda, tirando o que era necessário (...) Comecei uma busca não só por medicamentos, mas por outras ajudas não farmacológicas para continuarmos estimulando a sua memória, para continuar tendo qualidade de vida - para ela e para nós".

Publicidade

Quem se interessar pelo assunto e tiver dúvidas, pode assistir ao programa disponível no site. Usuários podem ainda, após o cadastro, participar de enquetes, e enviar perguntas. Os próximos programas serão veiculados nos dias 21 de junho, 10 de agosto, 17 de agosto e 09 de novembro, com os temas "Tratamento", "O papel do cuidador", "Equipe multiprofissional" e "Cuidado do cuidador", respectivamente.

A série Cuidadores na Web é uma iniciativa da Associação Brasileira de Alzheimer, e tem o apoio das empresas Atitude, Novartis e Ceredic.

Veja também:

- Vacina contra o mal de Alzheimer avança para segunda fase de testes clínicos - Receptor ajuda sistema de proteção a expulsar "soldados" do Alzheimer - Personalidade e envelhecimento cerebral dão pistas sobre demência - Molécula regenera lesões do cérebro em modelos de Alzheimer - Novo teste promete diagnóstico precoce e preciso do Alzheimer - Alzheimer: pesquisadores mostram como função de astrócitos é afetada - Sonolência diurna e falta de atenção podem indicar Alzheimer - Uso de celular pode melhorar e até reverter efeitos do Alzheimer - Dietas ricas em metionina podem aumentar riscos de Alzheimer

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.